Sobre o curso

O curso de Mestrado em Ciências Odontológicas foi recomendado pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em Novembro de 2019. A tramitação legal para o início das atividades do curso foi concluída em Junho de 2020, por meio da homologação do Parecer nº 111/2020 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação pelo Ministério da Educação (MEC). Seguem abaixo algumas informações sobre o curso.

 

Área de avaliação: Odontologia

Código CAPES: 30001013109M7 (Acesse os dados do curso na Plataforma Sucupira aqui)

Portaria do MEC: nº 540 de 15 de junho de 2020, publicada no DOU em 17/06/2020 (Acesse aqui)

 

INTEGRALIZAÇÃO MÍNIMA

Créditos em disciplinas: 24

Créditos Dissertação: 6

Equivalência hora/aula: 15

O curso conta com 9 disciplinas obrigatórias (270 horas-aula, 18 créditos; além de 90 horas-aula para a Dissertação, 6 créditos) comuns a todas as linhas de pesquisa e 10 disciplinas optativas (270 horas-aula, 18 créditos), selecionadas pelo estudante e orientador conforme a linha de pesquisa na qual a dissertação se insere. A carga horária total disponibilizada pelo curso é de 630 horas-aula, perfazendo um total de 42 créditos, dos quais o estudante deve integralizar 24 créditos em disciplinas e 6 créditos em dissertação.

 

PÚBLICO-ALVO: Cirurgiões-dentistas que almejem seguir a carreira acadêmica e possuam disponibilidade para dedicação integral ao curso de Mestrado.

OBJETIVO DO CURSO: Formar mestres com sólida formação teórica, didática e técnica, que contemple as diversas áreas das Ciências Odontológicas, para atuar como professor de graduação nas Instituições de Ensino Superior, com espírito crítico e reflexivo. O curso busca integrar os conhecimentos da Odontologia para aprimorar a formação acadêmica de seus alunos, além de fornecer subsídios para o desenvolvimento colaborativo de projetos de pesquisa que originem novos conhecimentos, tecnologias e processos que permitam melhorar a assistência e as políticas de promoção de saúde.

PERFIL DO EGRESSO: O mestre em Ciências Odontológicas será um profissional apto a conduzir o processo ensino-aprendizagem em cursos de graduação de forma didática e sistematizada, promovendo a formação de recursos humanos bem qualificados técnica e cientificamente. Poderá contribuir na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em equipe, concebendo a pesquisa científica como integrante do processo de aquisição e difusão de saberes. Em seu exercício profissional, promoverá inovações por meio do desenvolvimento de conceitos, produtos e processos que visem melhorar o cuidado e as políticas de promoção de saúde, integrando os conhecimentos das áreas básicas e clínicas da Odontologia.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105