Histórico
Histórico do Curso de Odontologia
O Curso de Odontologia teve início em 3 de março de 1930, ainda como parte da então Faculdade de Farmácia e Odontologia, vinculada ao governo do Estado do Espírito Santo. Essa primeira fase seguiu até 6 de outubro de 1942, quando suas atividades foram suspensas pelo Decreto Federal nº 10.573.
Posteriormente, a Faculdade de Odontologia do Espírito Santo foi recriada pelo Decreto Estadual nº 16.564, de 10 de junho de 1947. No entanto, as atividades acadêmicas só foram retomadas em 3 de abril de 1950, com o início da primeira turma dessa nova fase.
Em 26 de maio de 1954, a Faculdade de Odontologia passou a integrar a recém-criada Universidade Federal do Espírito Santo. Já na década de 1970, foram construídas as primeiras instalações do Instituto de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), passando a abrigar tanto as atividades acadêmicas quanto administrativas do curso.
Atualmente, o Curso de Odontologia da UFES conta com aproximadamente 315 alunos matriculados. São oferecidas 60 vagas por processo seletivo, com ingresso semestral — no primeiro e no segundo semestre de cada ano. O curso tem duração de 10 semestres e forma profissionais capacitados para atuar em diversas áreas da Odontologia, com sólida formação técnica, científica e humanística.
