Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Clinica Odontológica (PPGCO) da Ufes

  • Pesquisar os aspectos morfológicos, biológicos, microbiológicos, imunológicos, patológicos, histológicos, microscópicos, radiográficos e clínicos do órgão dental e de suas estruturas de suporte e proteção, bem como todo sistema estomatognático. E estudar a inter-relação entre este e a condição sistêmica do individuo.

  • Pesquisar o processo saúde/doença, buscando revelar seus aspectos descritivos, etiológicos, morfológicos, e funcionais, identificando os fatores condicionantes (socioeconômicos, comportamentais e ambientais) das principais doenças bucais.

  • Pesquisar os materiais de uso odontológico, suas características, técnicas de utilização, bem como seu comportamento.

  • Esta linha de pesquisa dedica-se ao estudo dos métodos de diagnóstico utilizados nas diversas especialidades odontológicas, e às inter-relações odontológicas com desordens sistêmicas. Abrange, ainda, o aprimoramento de biomateriais e terapias que auxiliem no tratamento odontológico, no reparo e na regeneração dos tecidos, visando contribuir para a reabilitação funcional e estética dos pacientes.

  • Esta linha de pesquisa compreende o estudo da etiologia, patogênese, aspectos morfológicos, fatores de risco e prognóstico das doenças da boca, com ênfase nas desordens com potencial de malignização, câncer de boca, cistos e tumores odontogênicos e não-odontogênicos, infecções fúngicas e desordens temporomandibulares.

  • Esta linha de pesquisa visa estudar as medidas de promoção de saúde e prevenção dos principais agravos em saúde bucal, bem como a distribuição, ocorrência e fatores associados dessas doenças na população. Compreende, ainda, estudos relacionados aos processos e métodos de ensino-aprendizagem-avaliação, desenvolvidos em âmbito acadêmico e nos serviços de saúde.

O Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica da UFES promove a pós-graduação em nível stricto sensu na área de Odontologia, por meio da realização de pesquisas nas áreas básicas e clínicas. Desde a sua criação em 2006, o programa vem oferecendo um curso de Mestrado Profissional e agora, em 2020, passará a ofertar um curso de Mestrado Acadêmico.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Clinica Odontológica desde 2006 e o curso de Ciências Odontológicas desde 2020 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 2 na última avaliação.

O programa já formou 136 mestres.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105