ATITUDE DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO FRENTE À SITUAÇÃO DE TRAUMATISMO DENTÁRIO

Nome: PAMELA BARBOSA DOS SANTOS

Data de publicação: 08/02/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUCIANA FARIA SANGLARD Examinador Interno
LUDMILLA AWAD BARCELLOS Examinador Externo
MARIA HELENA MONTEIRO DE BARROS MIOTTO Presidente

Resumo: Objetivo: Avaliar a atitude dos professores da rede municipal de ensino da Prefeitura de Vitória diante dos diferentes cenários de traumatismo dentário e associar com variáveissocioeconômicas, demográficas e funcionais. Material e Métodos: Realizou-se um estudo quantitativo, transversal e não probabilístico. A coleta de dados foi feita por meio de questionários autogerenciados e validados, abordando dados sociodemográficos, funcionais e aspectos do conhecimento sobre traumatismo dentário. Foram avaliadas as atitudes corretas ou incorretas em 3 diferentes cenários. Nas análises estatísticas, foram utilizados os testes qui-quadrado (p < 0,05), além de análises descritivas e tabelas de frequência com número e percentual. Participaram do estudo 292 professores que seencontravam distribuídos em 37 escolas. Resultados: Dos participantes, 137 (46,9%) docentes já presenciaram traumatismo dentário, sendo 94 (68,6%) desses casos no ambiente escolar. Além disso, 274 (93,8%) nunca receberam orientação formal sobre o tema. E observou-se que docentes que receberam orientação sobre traumatismo dentário apresentaram uma associação estatisticamente significativa (p = 0,030) com maior frequência de atitudes corretas. Da mesma forma, aqueles que vivenciaram situações de traumatismo dentário apresentaram uma associação potencialmente significativa (p = 0,056) de atitudes corretas. Não foram verificadas diferença estatisticamente significante se tratando de dados socioeconômicos. Conclusão: A avaliação dos cenários revelou uma prevalência significativa de atitudes incorretas diante do caso de avulsão dentária entre os docentes. Isso destaca a urgência de implementar ações educativas, capacitaçãoe a inclusão desse tema, preparando-os para lidar eficazmente com tais situações.

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