Catálogo de disciplinas

Abaixo você encontrará informações acerca da carga horária, coordenação e ementa referentes às disciplinas obrigatórias e optativas do PPGCO.

 

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Bioestatística (30h)

Coordenador: Prof. Sergio Lins de Azevedo Vaz

A disciplina de Bioestatística envolve a conceituação de variáveis e fatores em estudo, diferenciação entre os tipos de variáveis, apresentação de dados em medidas de tendência central e variabilidade, teste de hipóteses, níveis de significância, erros tipo I e II, principais testes paramétricos e não-paramétricos.

 

Dissertação (90h)

Coordenador: Prof. Sergio Lins de Azevedo Vaz

Defesa de dissertação de mestrado.

 

Estágio em docência I (60h)

Coordenador: Prof. Rogério Albuquerque Azeredo

Atividade de ensino em disciplina de curso de graduação, sob orientação e supervisão de um professor da disciplina. Esta atividade, dentre outras essenciais do curso, visa aprimorar a formação do corpo discente, oferecendo-lhe ferramentas adequadas para o exercício profissional docente.

 

Ética e bioética (30h)

Coordenadora: Profa. Elizabeth Pimentel Rosetti

Consiste no estudo da ética e da bioética com construção da consciência crítica com sólida base filosófica voltada para análise que permita alcançar subsídios para mediação de conflitos morais de forma democrática e responsável. Estudo dos fundamentos da Bioética. Detalhamento sobre comitê de ética em pesquisa e construção de consentimento livre esclarecido.

 

Fundamentos de metodologia de pesquisa (30h)

Coordenador: Prof. Thiago Farias Rocha Lima

A disciplina visa estabelecer as relações de epistemologia com o pensamento lógico e coerente exigido para a pesquisa em saúde; introduzir os conceitos básicos da estrutura metodológica de projeto de pesquisa; ampliar o conhecimento das implicações metodológicas na pesquisa em seres humanos e animais de experimentação; noções de pesquisa quantitativa e qualitativa; fornecer os elementos básicos que permitam elaborar adequadamente o projeto de pesquisa: a pergunta condutora, a delimitação do problema, a hipótese, os objetivos, o embasamento teórico, metodológico e empírico; a investigação científica como prática social.

 

Metodologia do ensino superior em saúde (45h)

Coordenadora: Profa. Karina Tonini dos Santos Pacheco

O ensino superior em saúde no Brasil. Formação do professor universitário objetivando a qualificação no ensino, pesquisa e extensão. O processo ensino-aprendizagem e o planejamento da ação docente. Interação professor-estudante, aprendizagem significativa e metodologias ativas de ensino. Avaliação no ensino superior em saúde. Análise crítica do papel da didática na formação docente na área da saúde. Ética no ensino. O processo pedagógico frente aos desafios da modernidade. Elaboração de produtos técnico-científicos.

 

Noções de gestão e empreendedorismo (15h)

Coordenadora: Profa. Liliana Aparecida Pimenta de Barros

Gestão pública e privada na Odontologia. Planejamento estratégico situacional em saúde. Administração pública e organizações sociais. Empreendedorismo e marketing na era das redes sociais. Gestão de pessoas: a chave do sucesso.

 

Práticas em extensão universitária I (30h)

Coordenadora: Profa. Tânia Regina Grão Velloso

Atividade de extensão universitária, com atendimento clínico a pacientes nos serviços de saúde, atividades de educação e promoção de saúde, que viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

 

Redação científica (30h)

Coordenadora: Profa. Danielle Resende Camisasca Barroso

A disciplina aborda noções básicas sobre seleção de artigos relevantes, análise crítica da literatura existente, tendo como foco principal o planejamento, redação e revisão de artigos científicos. Aborda o delineamento do manuscrito, estruturação de acordo com o formato do artigo, seleção da revista a ser submetido, observância às normas e orientações para submissão. Serão abordados o sistema Qualis de classificação dos periódicos, fator de impacto e importância da produção de conhecimento e divulgação dos resultados de pesquisa em larga escala.

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Créditos especiais

Coordenadora: Profa. Daniela Nascimento Silva

Créditos atribuídos por produção acadêmica desenvolvida durante o curso.

 

Educação Interprofissional (15h)

Coordenadora: Profa. Karina Tonini dos Santos Pacheco

Introdução à Educação Interprofissional (EIP). Histórico e desafios da EIP. Comunicação interprofissional. Atenção centrada no paciente. Facilitadores de EIP: educação permanente x educação continuada. Métodos de ensino-aprendizagem utilizados na EIP. Elaboração de produtos técnico-científicos.

 

Epidemiologia (30h)

Coordenadora: Profa. Maria Helena Monteiro de Barros Miotto

Processo saúde e doença. Principais marcos teóricos da Epidemiologia. Instrumental básico para o estudo dos agravos à saúde das populações humanas, analisando a distribuição, frequência e os fatores determinantes dos problemas de saúde, danos e eventos associados à saúde coletiva.

 

Estágio em docência II (60h)

Coordenadora: Profa. Maria Christina Thomé Pacheco

Atividade de ensino em disciplina de curso de graduação, sob orientação e supervisão de um professor da disciplina. Esta atividade, dentre outras essenciais do curso, visa aprimorar a formação do corpo discente, oferecendo-lhe ferramentas adequadas para o exercício profissional docente.

 

Interdisciplinaridade em Clínica Odontológica (15h)

Coordenador: Prof. Thiago Farias Rocha Lima

Estudo de temas relacionados a Interdisciplinaridade na Clínica Odontológica, interação entre a odontologia restauradora, endodontia, periodontia e ortodontia, desenvolvendo uma visão multidisciplinar e integrada para o exercício da docência e para o planejamento e execução de pesquisas clínicas e laboratoriais, visando à resolução de problemas na área da saúde bucal.

 

Introdução em Telessaúde e Teleodontologia (15h)

Coordenadora: Profa. Karina Tonini dos Santos Pacheco

Conceitos e Histórico do Telessaúde/Teleodontologia. Aplicações, potencialidades e desafios do Telessaúde/Teledontologia. Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Odontologia. Ética e Telessaúde/Teleodontologia. Experiências internacionais, nacionais e estadual.

 

Oncologia clínica e experimental (30h)

Coordenadora: Profa. Sandra Lúcia Ventorin von Zeidler

Tópicos atuais sobre carcinogênese e progressão tumoral; invasão e metástases; oncogenes e genes supressores tumorais; Controle do ciclo celular; angiogênese e comportamento biológico tumoral. Métodos experimentais usados na pesquisa do câncer. Novas moléculas com atividade anticâncer.

 

Práticas em extensão universitária II (30h)

Coordenadora: Profa. Maria Christina Thomé Pacheco

Atividade de extensão universitária, com atendimento clínico a pacientes nos serviços de saúde, atividades de educação e promoção de saúde, que viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade.

 

Processo de diagnóstico integrado em saúde (30h)

Coordenadora: Profa. Liliana Aparecida Pimenta de Barros

Aprofundamento dos pilares do processo diagnóstico em Odontologia, pela compreensão de condições patológicas diversas que acometem o sistema estomatognático, em articulação com métodos investigativos de exames clínico e complementares, numa visão unificada da saúde. Processo de diagnóstico com integração de diferentes especialidades odontológicas e áreas afins das Ciências da Saúde e sua aplicabilidade no processo ensino-aprendizagem.

 

Técnicas de pesquisa em microscopia (30h)

Coordenadora: Profa. Letícia Nogueira da Gama de Souza

Princípios básicos de técnicas em microscopia de campo claro, fluorescência e eletrônica de transmissão (MET) e varredura (MEV). Métodos usuais de preparação dos espécimes biológicos para as diferentes modalidades de microscopia, desde a fixação, inclusão a obtenção de cortes.  Estudo de métodos de coloração, imunomarcação e contrastação de cortes finos e ultra-finos. Observação e interpretações de estruturas a partir dos processamentos histotécnicos e, processos de obtenção e análise de imagens.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105