Oferta 2020/2

Informamos que após decisão da UFES, através do Oficio Circular Nº45/2020/GABINETE/PROGRAD/UFES, que trata da Criação de disciplinas teóricas e de disciplinas práticas optativas equivalentes à disciplina teórico-prática no segundo semestre letivo especial de 2020, os cursos de graduação que possuem em seus Projetos Pedagógicos disciplinas obrigatórias com carga horária teórico-prática poderão ofertar no segundo semestre letivo especial, em caráter excepcional, apenas a carga horária teórica dessas disciplinas.

Sendo assim, o Colegiado de Curso, juntamente com os Departamentos, solicitou a Criação das disciplinas OPTATIVAS, sendo uma com carga horária teórica a ser ofertada no segundo semestre letivo especial e outra com carga horária prática a ser ofertada em semestre regular.

A criação dessas disciplinas é uma tentativa de possibilitar que os alunos da Odontologia possam cursar disciplinas de sua grade, para que possam progredir, enquanto o retorno presencial não é possível.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE AS DISCIPLINAS OPTATIVAS EQUIVALENTES

 

1) Neste momento, o aluno deverá cursar as disciplinas teóricas ofertadas no modelo EARTE e posteriormente, em momento propicio, as optativas práticas;

2) O aluno deverá cursar as duas disciplinas optativas equivalentes (teórica e prática), para obter a equivalência da disciplina obrigatória.

Por exemplo, foram criadas 02 disciplinas optativas: 1 com CH teórica e 1 com CH prática, que serão, juntas, equivalentes à disciplina MOR11406 - Anatomia Aplicada. No semestre letivo 2020/2 o aluno apto a cursar Anatomia Aplicada, deverá se matricular na disciplina MOR15318 - Conhecimentos teóricos de anatomia aplicada para o cirurgião-dentista. Posteriormente, quando puder ser ofertada disciplinas presenciais, o aluno deverá se matricular na disciplina MOR15319 - Conhecimentos práticos de anatomia aplicada para o cirurgião-dentista. Com ambas as disciplinas cursadas, o aluno terá o pedido de EQUIVALÊNCIA realizado, onde passará a constar em seu histórico acadêmico a conclusão da disciplina MOR11406 - Anatomia Aplicada.

3) Preste atenção no anexo enviado, onde contém a grade de disciplinas ofertadas (obrigatórias e optativas) e a relação das disciplinas com equivalência que foram criadas, para auxiliar na solicitação de matrícula.

* As disciplinas optativas equivalentes possuem os mesmos pré-requisitos das disciplinas originais, portanto, somente os alunos aptos a cursar irão conseguir matrícula.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105