USO DE BETA FOSFATO TRICÁLCIO/HIDROXIAPATITA (β−TCP/HA) ASSOCIADO AO ALENDRONATO DE SÓDIO NO REPARO DE DEFEITOS ÓSSEOS CRÍTICOS. ESTUDO HISTOMORFOMÉTRICO EM CALVÁRIA DE RATOS

Resumo: O β-fosfatotricálcio (β−TCP) e a hidroxiapatita (HA) são substitutos ósseos da classe das biocerâmicas, que tem larga aplicação nas diversas áreas médicas como ortopedia e traumatologia (LINK, MONROE, 1991). O composto de β--fosfatotricálcio associado à hidroxiapatita pode receber o nome de fosfato de cálcio bifásico (β -TCP/HA) . Este composto aumenta a resistência mecânica dos materiais cerâmicos e melhora a incorporação de β -TCP, garantindo uma maior estabilidade do material durante a formação de novo osso. (LIU; LUN, 2012). O (β -TCP/HA) é puramente sintético em forma de partículas, e consiste de 60% de hidroxiapatita (HA), e 40% de β−TCP (Cordaro et al., 2007).
A regeneração do tecido ósseo lesado inclui uma complexa sequência de eventos, iniciando-se com o recrutamento, ligação e proliferação de células progenitoras, acompanhada pela diferenciação celular nos fenótipos apropriados e capazes de restaurar o dano tecidual (BINDERMAN, 1991). A fim de melhorar a quantidade e a qualidade do osso a ser regenerado, tem sido associado aos enxertos, o uso dos mediadores biológicos (WOZNEY, 1992). Existe um grupo de mediadores do metabolismo ósseo que são os bisfosfonatos, análogos dos pirofosfatos inorgânicos, que são bem conhecidos na odontologia por serem adicionados nos cremes dentais para o controle da placa, inibindo a precipitação de cálcio (GUNSOLEY, 2003). Ao contrário dos pirofosfatos, os bisfosfonatos apresentam um átomo do carbono em sua cadeia, que confere a ele a capacidade de se ligar aos cristais de hidroxiapatita do osso com alta afinidade (RUGGIERO; WOO, 2008). Eles são indicados para o tratamento da Osteoporose, doença de Paget, osteogênese imperfeita, metástases ósseas de câncer de próstata ou mama, mieloma múltiplo, e para a correção da hipercalcemia maligna decorrente de tumores malignos (MARX et al.,2005; MARTIN, 2000).
Tanaka et al. 2010 criaram defeitos ósseos no fêmur de coelhos e implantou β−TCP puro no grupo controle e β−TCP associado ao alendronato de sódio nas concentrações de 10-2 a 10-8 nos grupos testes. Os resultados mostraram que o alendronato na concentração 10-2 foi capaz de inibir a formação de osteoclastos sobre a superfície do β−TCP, diminuindo sua reabsorção e favorecendo a formação de novo osso no local.
Uma única aplicação local do bisfosfonato pode permitir adequada distribuição do medicamento no osso, devido à alta afinidade do bisfosfonato à parte mineral deste tecido. Também tem sido observado menor reabsorção do osso alveolar em cirurgias com descolamento mucoperiosteal em ratos, quando associado o uso tópico do alendronato (YAFFE et al., 1999). Esse fármaco induz a diferenciação do osteoblasto a partir de células mioblásticas C2C12 (KANG et al., 2012).

Data de início: 2015-03-09
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Niverso Rodrigues Simão
Coordenador Daniela Nascimento Silva
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105