ENSINO EM RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA UTILIZANDO IMAGENS DIGITAIS

Resumo: A crescente substituição dos sistemas radiográficos analógicos (filmes) por sistemas digitais (sensores) tem suscitado questionamentos a respeito de qual seria o melhor método para distribuição das imagens digitais (White & Pharoah, 2007). Dentre esses métodos de distribuição têm-se a distribuição em mídia (CD, pendrive), pela internet (e-mail, cloud-computing) ou, ainda, impressão em filmes tipo Dry. Muito se questiona a respeito desse último método, por tratar-se de um processo de tornar analógico aquilo que foi produzido de forma digital. Considerando que acadêmicos do curso de Odontologia da UFES possuam faixa etária média em torno dos 23 anos (dados não publicados de Lucas Caetano de Oliveira), acredita-se que suas habilidades com métodos informatizados sejam maiores do que com métodos analógicos. Desta forma, a presente pesquisa se propõe a avaliar se o método de visualização das imagens radiográficas pode afetar o desempenho de estudantes do curso de Odontologia da UFES durante atividades previstas em duas disciplinas do curso (Radiologia Odontológica e Imaginologia, Estágio Clínico Interdisciplinar 1). Após aprovação do projeto pelo CEP/CCS/UFES, estudantes das turmas dos semestres letivos 2016/1 e 2016/2 serão divididos aleatoriamente em 3 grupos para cada turma, a saber: FILME – estudantes visualizarão as imagens apenas em filmes convencionais; DRY – estudantes visualizarão as imagens apenas em filmes tipo Dry; PC – estudantes visualizarão as imagens apenas em notebooks. Durante os semestres, os estudantes realizarão as atividades de forma individual ou em duplas, e ao final de cada atividade, as mesmas serão corrigidas e discutidas juntamente com os professores das disciplinas. As atividades não valerão nota e consistirão em pranchas de imagens para estudo de diferentes conteúdos das disciplinas, como “Anatomia radiográfica intrabucal” e “Anomalias dentárias”. Os estudantes deverão entregar uma via da folha de respostas antes da correção. As frequências de respostas corretas e incorretas serão calculadas entre os grupos e testadas por Qui-quadrado, com nível de significância definido em 5%. Além disso, ao final de cada semestre, um questionário de usabilidade será aplicado aos estudantes.

Data de início: 2015-08-31
Prazo (meses): 52

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Sergio Lins de Azevedo Vaz
Vice-Coordenador Claudia Batitucci dos Santos Daroz
Vice-Coordenador TERESA CRISTINA RANGEL PEREIRA
Acesso à informação
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