Traumatismos em dentes decíduos de pacientes da Clínica de Bebês e de Odontopediatria do Centro de Ciências da Saúde - UFES.

Resumo: Entende-se por traumatismo dental uma lesão de extensão, intensidade e gravidade variáveis, de origem acidental ou intencional, causada por forças que atuam no órgão dentário decorrente de acidentes, espancamento, etc. O traumatismo bucodental de lctentes e pré-escolares é um tema relativamente pouco pesquisado, se compararmos a vasta publicação concernente às lesões que ocorrem em escolares e adolescentes (Costa et al., 2005, Kramer et al., 2005).
Na clínica de Odontopediatria os traumatismos dentais são ocorrências comuns, principalmente na primeira infância devido à coordenação motora imatura associada ao momento em que a criança começa a levantar-se sozinha, a andar, a correr, a tentar ficar independente, o que a torna mais susceptível às quedas. Assim, as crianças que pertencem ao grupo de risco de traumatismo dental são as com 1 a 3 anos de idade (Andreassen, 1994).
Várias causas tem sido associadas ao trauma bucodentário em crianças jovens, mas quedas (do colo da mãe, do carrinho de bebê, móveis, da própria altura) e colisões acidentais respondem pela maioria dos casos, além dos acidentes te trânsito, de bicicletas, durante a prática de esportes, na síndrome da criança espancada, etc (Andreassen, 1994, Costa et al., 2005, Walter et al., 1997, Kramer et al., 2005).
Os principais objetivos do diagnóstico e tratamento das lesões traumáticas afetando crianças na primeira infância são o controle da dor e a prevenção de possível dano ao germe do dente permanente que está se desenvolvendo.
Vários são os tipos de traumatismo, dentre eles estão aqueles onde ocorrem (Costa, et al., 2005;):
- lesões aos tecidos dentários (trinca de esmalte, fratura de esmalte, fratura de esmalte e dentina sem exposição pulpar ou com exposição pulpar, fratura coronoradicular, fratura radicular),
- lesões ao tecido periodontal (concussão, subluxação, extrusão, luxação lateral, intrusão, avulsão
- lesões ao osso de suporte (maxila e mandíbula)
- lesões aos tecidos moles (laceração, contusão, abrasão)

Data de início: 2010-03-01
Prazo (meses): 18

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado Ana Paula Martins Gomes Guidoni
Colaborador Elâine Cristina Vargas Dadalto
Coordenador Ana Maria Martins Gomes
Vice-Coordenador MARLY ALMEIDA SALEME DO VALLE
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105