A Integração Ensino/serviço em Odontologia e a Percepção de Profissionais Atuantes no Município de Vitória-es

Nome: Jêusa Maria Faé
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 09/12/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Karina Tonini dos Santos Pacheco Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Karina Tonini dos Santos Pacheco Orientador
Marcos Azeredo Furquim Werneck Examinador Externo
Raquel Baroni de Carvalho Examinador Interno

Resumo: A integração ensino-serviço, na perspectiva de um processo de reflexão das práticas curriculares, possibilita melhor atender e aproximar a Universidade e a realidade do serviço de saúde. Objetivo: O objetivo deste estudo foi discutir os aspectos da integração ensino-serviço no Brasil e analisar a percepção dos cirurgiões-dentistas preceptores e gestores do serviço público sobre essa integração. Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa. Primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo, Lilacs e Bireme, utilizando as palavras-chave: Integração ensino-serviço; Estágio curricular; Odontologia; Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde; PET-Saúde; Atenção Primária à Saúde; Práticas profissionais. Além disso, utilizaram-se roteiros-guia para entrevistas com gestores e todos os cirurgiões-dentistas preceptores do Programa de Educação pelo Trabalho Saúde (PET Saúde) e do Estágio Extramuro em Promoção de Saúde II do curso de Odontologia da Universidade Federal do Espírito Santo, nos anos de 2010-2012. As entrevistas versaram sobre os temas: Organização do estágio, dificuldades encontradas, Relação entre aluno e preceptor e contribuições do estágio para o processo de trabalho. Para a análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo proposta Bardin. A análise revelou quatro categorias: ensino-aprendizagem, contribuições para o ensino, relação interpessoal e formação profissional. Resultados: Os profissionais perceberam como satisfatória a integração ensino-serviço e destacaram a troca de experiências entre profissionais e acadêmicos como aspecto relevante. Também relataram que há enriquecimento da formação acadêmica dos futuros cirurgiões-dentistas, pela vivência prática da realidade no campo de estágio, estímulo à produtividade em áreas carentes, como atividades educativas, e boa aceitabilidade por parte dos usuários. Declararam, no entanto, que existem limitações, como as relacionadas à infraestrutura e sobrecarga do profissional. Conclusão: A percepção da integração ensino-serviço é satisfatória para os profissionais, que destacaram a troca de experiência como aspecto relevante, melhoria na formação acadêmica, boa aceitabilidade dos usuários e benefício para o serviço. Algumas limitações como infraestrutura e sobrecarga de trabalho do preceptor, foram encontradas e existindo muitos desafios a serem superados.
Palavras-Chave: Sistema Único de Saúde; Saúde Pública; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Odontologia.

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