Análise Por Meio do Mev da Superfície Externa dos Instrumentos Protaper® Universal Acionados a Motor Antes e Após Sua Utilização no Preparo de Canais de Molares

Nome: Mariana Aleluia Drago
Tipo: Dissertação de mestrado profissional
Data de publicação: 07/10/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Rosana de Souza Pereira Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Angelo Gil Pezzino Rangel Examinador Interno
Hélio Pereira Lopes Examinador Externo
Rosana de Souza Pereira Orientador

Resumo: DRAGO, M.A. ANÁLISE POR MEIO DA MEV DA SUPERFÍCIE EXTERNA DOS INSTRUMENTOS PROTAPER® UNIVERSAL ACIONADOS A MOTOR ANTES E APÓS SUA UTILIZAÇÃO NO PREPARO DE CANAIS DE MOLARES. [dissertação mestrado].Vitória: Universidade Federal do Espirito Santo. 2011.

O objetivo deste estudo foi avaliar o tipo e a localização dos defeitos nas superfícies dos instrumentos ProTaper® Universal acionados a motor antes e após o seu uso no preparo de canais radiculares e comparar possíveis modificações de sua conformação original decorrentes do seu uso no preparo de canais radiculares. Foram utilizadas 8 caixas de instrumentos Protaper® Universal, contendo: S1, S2, Sx, F1, F2, F3, F4 e F5 de 25mm de comprimento, divididas em 3 grupos. No grupo A, os instrumentos foram avaliados antes do seu uso. No grupo B, após o uso de cada série de instrumentos no preparo de 3 molares, seguindo a técnica de instrumentação preconizada pelo fabricante. No grupo C, os mesmos instrumentos foram avaliados após serem usados em mais dois molares. As análises foram conduzidas nos seguintes aspectos dimensionais: comprimento e ângulo da ponta; diâmetro e conicidade em vários pontos ao longo da haste helicoidal e diâmetro D0; ângulos de inclinação das hélices em relação ao longo eixo do instrumento; comprimentos dos passos da hélice e comprimento total da haste da hélice. Além disso, foram avaliadas as deformações dos 3mm a partir da ponta. As medições foram realizadas no microscópio eletrônico de varredura, de acordo com a Especificação n.101 da ANSI/ADA (2001) antes e após seu uso nos dois momentos da instrumentação dos canais radiculares. Os valores encontrados foram analisados com testes descritivos, teste de Wilcoxon e teste t. Os resultados mostraram que os tipos de defeitos encontrados nos instrumentos ProTaper® Universal foram marcas de frenagem e tiras de metal, arestas cortantes rombas e depressões. Esses defeitos estavam presentes em suas superfícies ao longo dos 3 mm estudados. Antes da instrumentação dos canais radiculares, marcas de frenagem, tiras de metal e arestas cortantes rombas foram mais observadas no primeiro e no terceiro milimetro. Após a instrumentação, a quantidade de instrumentos que apresentou arestas cortantes rombas e depressões progrediu. Houve a diminuição do comprimento da ponta destes instrumentos, enquanto o seu ângulo aumentou em todos os momentos. O diâmetro permaneceu dentro do limite de tolerância em algumas partes da haste do instrumento, ao longo do experimento. Os ângulos de inclinação das hélices diminuiram em algumas arestas, enquanto, a distância entre as cristas consecutivas das hastes helicoidais aumentaram em todos os momentos. O comprimento da parte ativa estava abaixo dos 16mm preconizados e com a utilização dentro do canal radicular, os valores reduziram. Nenhum instrumento fraturou durante a realização do experimento.
Palavras chaves: MEV, níquel-titânio, instrumento rotatório.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105